Leveza e não magreza.

20131212-170255.jpg

Outro dia ia me arrumar para sair com o namorado. Olhei minhas roupas e decidi pegar uma das minhas calças prediletas. Ela era a calça da conquista, tamanho 34, comprada ano passado e isso me fez pensar em algumas coisas.

Vou voltar um pouquinho no tempo: no ano de 2007 eu pesava 45kg e até 2012 engordei até chegar aos 57kg. Parece pouco, mas eu sou baixinha -e nervosa hehe- (tenho 1,55), então 57kg é bastante coisa pro meu porte físico. Minha auto estima estava bem ruim. Me sentia feia, gorda e chata, tudo isso triplicado. Minha saúde não estava nada bem também. Os problemas empilhavam sem que eu soubesse como resolver e ali estava a comida para eu me enganar temporariamente. Sentia até um orgulho de ouvir os comentários que eu comia bastante, até mais que os rapazes, só que depois eu me sentia inchada e não gostava nenhum pouco de me olhar no espelho.

Janeiro de 2012 resolvi dar um basta e comecei a dieta dos pontos e lá se foram os 12 kg. Minha auto estima estava bem melhor. Não foi só por emagrecer, muita coisa mudou de dentro para fora, sabe? Bom, foi ai que eu vi que não tinha calça nenhuma e encontrei essa de numeragem 34. Sem acreditar muito que fosse caber eu experimentei e me vi radiante quando vi que ela ficava perfeita. Postei no instagram, recebi elogio das amigas e mil curtidas no facebook.

Pulando para o presente, novembro 2013. Coloquei a tal calça e ela estava apertada. Entrou com dificuldade (com direito até a prender a respiração para fechar o botão) e eu estava ali na frente do espelho sorrindo. Sim, sorrindo. Muita coisa mudou em mim. Não acho mais que padrão magreza é mais bonito, mas quando era comigo não era tão fácil assim. Era um diálogo com minha auto estima, com a auto crítica. Só que dessa vez não, acho que finalmente entendi. Posso dizer que fiquei feliz porque percebi que tinha engordado, que aquela calça já não era pra mim, que tamanho 34 é um número irreal e não dei bola. Não quero mesmo ser super magra. Quero ser saudável e só. Se ser saudável for usar 40, 42 ou qualquer outro número, ok.

Esse ano me desprendi de muitas coisas e fico feliz com esse. Dessa vez quando eu como mais do que deveria (ou seja, me sinto cheia, inchada e com algum desconforto) eu não me sinto culpada e me puno indo dormir com fome, eu simplesmente tento tomar cuidado da próxima vez para não entrar de novo na compulsão. Eu não tomo mais refrigerante, mas não porque eu tinha que parar porque engorda, apenas porque adquiri o hábito de beber mais água e não sinto mais falta, só que se eu sinto muita vontade eu encho um copo e saboreio. Não rejeito docinhos. Proibições são tão chatas…e assim leve as coisas vem mais naturalmente.

Ps: acho que vale a leitura desse e desse textos. São ótimos para refletir.

Deixe um comentário

