Faculdade

kjh-7490

Minha ideia não é fazer um texto para convencer as pessoas a não fazerem faculdade, mas eu me questiono sempre se esse modelo que conhecemos é bom e funcional.

O curso que eu fiz  (e tranquei com um alívio no coração) é integral e em outra cidade. Entrava as 8 horas e saia as 18hrs. O que dá 10 horas de estudo porque o horário de almoço consistia em 15 minutos para engolir a comida e 2:45 para adiantar trabalhos, ler artigos e fazer reuniões. Quando chegava em casa lá se iam mais algumas horas para tentar fazer tudo isso de novo e ir pra cama para ao menos dormir 5 horas (em época que não era de provas e entregas de trabalho). A sensação que eu tinha e continuo a ter mesmo depois de ter saído dessa vida é que a carga é tão tão tão pesada que não dá tempo de você absorver e debater o conhecimento. Vira um empilhamento de coisas na sua cabeça que de tão cansada faz o mais óbvio para sobreviver com tanta informação: deleta.

Entrei uma vez em um debate desse com um professor e ele disse que quem quer de verdade fazer a faculdade se esforça. Bom, eu considero que me esforcei. Demorei para fazer amigos, não fui em festas, estudava em todos os minutos de folga e perdia finais de semana. Vai ver eu tinha que me esforçar mais ainda (e dormir menos) afinal muitos conseguiram, muitos gostaram. Só que eu acho estranho e não normal como todos falam, que a maioria diz que sente não ter aprendido nada e que só sabem responder apenas a área do estágio. Acho estranho ter 4 horas seguidas da mesma matéria, ou 6 horas em um único dia. Acho estranho você reter informação com essa enxurrada de conhecimento. Acho estranho você decorar mil coisas que vai esquecer. Acho estranho que para você fazer estágio tem que faltar em aula. Acho tão estranho que acho que esse mundo não é para mim, não por enquanto, não agora (ou nunca).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s