Quando as certezas de ontem são as dúvidas de hoje

tumblr_l5bje92I031qabe2lo1_500

O primeiro passo foi dado. Saiu do emprego/faculdade e tem um ano sabático pela frente. No primeiro momento temos a vontade de fazer mil coisas. Todas aquelas que enumeramos e que empurramos para as tão sonhadas férias. Só que agora é diferente, não são bem férias, você tem muito tempo pela frente. O prazo é longo, apesar de passar rápido. Qual é o próximo passo?

Seria óbvio demais falar “não procrastine, faça tudo”. Só que não é tão fácil assim. Para quem não conhece o termo, procrastinar significa adiar uma tarefa e muitas vezes isso ocorre pelo nosso medo de errar ou de não ser tão perfeito como gostaríamos. Eu sou mestra nisso e uma das consequências é a sensação de culpa.

 Se você teve a coragem de dar o tão importante primeiro passo, se prepare. A jornada apenas começou. Se o seu ano sabático é para você se organizar e atingir um sonho específico, já é uma grande ajuda. Trace um plano, faça metas e tente não perder o foco (e se dê uma folga).

 Agora se a sua história é parecida com a minha, bem-vindo ao mundo da dúvida constante. Sua vida vai virar uma roda gigante de emoções e te garanto, isso é ótimo. Passei meses angustiada e com pressões internas de que tinha que decidir logo o que eu ia fazer. Que curso? O que vou fazer pro resto da minha vida? Cometi o erro que cometemos lá no ensino médio, quando essa pergunta martela nossa mente e nos faz escolher desesperadamente alguma coisa só para ter a sensação que resolvemos um problema.

 O erro está na pergunta e como encaramos tudo isso. Resto da vida é muito tempo e a vida muda numa rapidez impressionante. Por exemplo, quando escolhi cursar biologia marinha era a coisa certa a fazer e foi certa por 2 anos e meio, agora não é mais, porque muita coisa mudou. Então o que eu quero dizer é que na real nossos planos tinham que ser de curto prazo.

 A pergunta tem que ser: O que você quer fazer hoje? Amanhã? Daqui a 6 meses? As vezes a resposta vai ser: não fazer nada. E fazer nada vai ser a coisa certa no momento. E o que a procrastinação tem a ver com tudo isso? Ela vai aparecer. O cansaço, o medo, a culpa e a dúvida também. E vão ser nessas horas que todos os seus planos vão pelos ares. Você não vai querer fazer nada que planejou. Não vai ver fim na angústia. Vai traçar plano em cima de plano. Adiar datas, criar e recriar metas. Por isso se prepare, respire bem fundo e lembre-se: todo passo que você der vai te levar pra frente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s