Cantadas

Conheca-as-armas-contra-o-assedio-sexual

 

Eu estou trabalhando com atendimento ao cliente e no geral eu acho bem legal conversar com pessoas diferentes. As vezes incomoda quando não rola nem um “boa tarde, você tem o livro tal?” e respostas meio grossas e irritadas quando a resposta não é favorável. As vezes faço amizade, recomendo livro, me recomendam outros, falam da vida e fico feliz. Assim o dia segue.

Só que esses dias passei por uma situação triste. No meio do atendimento o rapaz começou a me cantar. Me chamou de bonita, passou a mão no meu braço, me chamou de amor e terminou com um “eu volto para te ver”. Não, não volte. Não quero te ver, não sou seu amor e não me importo se você me acha bonita ou não.

O pior de tudo foi não conseguir rebater. Pensei no emprego que precisava. Fiquei quieta, triste e surpresa. Uma sensação de impotência que me atingiu fortemente. No meio do meu dia, no meio do meu trabalho e lá estava um homem achando que tinha direito de falar o que bem quisesse, como eles sempre acham que têm.

Essa impotência no meu dia a dia me fez lembrar de uma conversa com algumas feministas onde foi perguntado se nós contrataríamos homens para trabalhos domésticos (faxina, cuidar de crianças ou idosos e etc) e todas falaram que não. Que não se sentem seguras com homens dentro de casa.

Pensei em todas as vezes que estava sozinha em casa e tive que receber algum homem para fazer reparo ou instalar internet + tv. Todas as vezes eu fico com medo. Todas as vezes eu mudo a roupa que estou. Todas as vezes eu aviso alguém quando o homem chega e quando vai embora. Todas as vezes tento me acalmar lembrando que a minha cachorra pode me proteger pelo menos um pouco. Toda vez respiro aliviada quando a presença masculina vai embora e eu fiquei bem.

Atravessar a rua quando vê um homem se aproximar, evitar contratar serviços, prender o cabelo, trocar a roupa, sentar do lado do corredor no transporte público…são todas ações ‘pequenas’ que fazemos todos os dias para sobreviver ao machismo. Infelizmente nada de novo aqui.

 

 

Deixe um comentário

