Newsletter #2

 

Olá (:

Fiquei um tempo tentando decidir qual assunto abordar essa semana..confesso que isso me fez abrir um sorriso. To numa onda tão massa de ler/estudar sobre conteúdos tão diversos (que de forma geral, super conversam entre si) que demorei para decidir qual escolher e isso é bom. As vezes entro num período bem vazio. Normalmente, quando minha vida tá um caos e eu sinto que tudo está se empilhando descontroladamente..inclusive os dias, que, parecem tão sem significados, iguais, perdidos. Mas, isso tudo depende muito da forma que nós encaramos as coisas. Eu poderia ver com semanas agitadas e produtivas, mas, me acostumei a ver como semanas confusas e perdidas e, isso é tão errado. O ideal é sempre olhar de uma perspectiva mais positiva e é engraçado que foi assistindo um video sobre empreendedorismo, com a maravilhosa Bel Pesce (já falo um pouco mais dela adiante) que esse pensamento simples, finalmente, caiu a ficha em mim.

A Bel, é uma dessas pessoas que são bem únicas. Fez milhares de coisas incríveis e é bem nova. Só que o grande diferencial dela..é que ela foi lá e fez. Tentou, arriscou e encarou todos os desafios como possíveis. Já lançou vários livros, se formou no MIT, tem no momento 4 empresas..e não sei como, sempre acha tempo para fazer vários vídeos com dicas –  a maioria com conteúdo gratuito (aliás, todos os livros dela estão disponíveis para download).

(Acho graça porque definitivamente esse não era o tema que tinha escolhido para essa newsletter, mas né, espero que goste)

Ontem assisti um dos seus vídeos e achei que seria bacana dividir algumas dicas. São bem simples mas as vezes são nas simplicidades que precisamos prestar atenção:

Faça o possível hoje para abrir portas para o impossível de amanhã  / Não deixe as probabilidades baixas virarem zero logo de caro – dê o seu melhor e mude as probabilidades

As vezes deixamos de lado nossos sonhos porque eles parecem mega impossíveis no momento e pode ser que sejam mesmo, mas será que não dá para fazer nada que torne ele um pouquinho mais perto de ser realizável? Se você não fizer nada..ele vai continuar impossível.

Você tem a liberdade de dar um significado para as coisas – você pode ver de forma negativa ou positiva, depende de vc.

Essa é a tal dica que mexeu tanto comigo e que me fez começar o texto de hoje. Tá aí, mega simples de fazer, pare de enxergar as coisas de forma negativa. Veja como uma oportunidade.

O Leo Babauta (outra pessoa incrível que você vai cansar de me ouvir falar) fez um post falando, como, várias vezes a gente passa a encarar algo de forma ruim, até a gente acreditar e abandonar aquilo. Um exemplo clássico, é o trabalho. As vezes a gente tá lá na boa e ao ouvir os colegas reclamar e depois a enxergar só os aspectos ruins, a gente passa a acreditar que realmente aquele lugar é péssimo e deletamos todas as coisas boas que podem existir ali, até que entramos em estafa e pedimos demissão. Quando começamos a ver algo de forma negativos..entramos numa onda que depois não conseguimos mais controlar. Tenho certeza que você já vivenciou algo assim. Que depois ao olhar para trás pensou “nossa, mas era divertido. O que aconteceu?”.

-Vá atrás para criar suas oportunidades / Gerar valor e fazer fortes conexões depende de vc / Peça mais responsabilidade e não espere por elas – assim você aprende.

Muitas vezes ficamos ali, esperando as coisas acontecerem ou conformados com a situação atual. Vá atrás, não se conforme, tente, aquele clichê de “dê a cara pra bater”, “o não você já tem”, parece besteira, mas é bem isso mesmo. E, não vejo essas dicas apenas pra empreendedorismo..é meio que pra vida mesmo. A gente se acomoda. Eu pelo menos sempre vi as coisas como muito difíceis, “só consegue quem..”, “só funciona se..”, e não fui atrás. Fiquei ali, parada, admirando aqueles que conseguiram. Dá pra gente ser uma dessas pessoas, sabe? A vida tá aí, prontinha para você se jogar.

Essa é a mesma lógica daquelas listas clássicas de começo de ano. Não adianta muito escrever que quer viajar para Europa e não mexer um dedo para tal coisa. Ou, correr meia maratona e toda vez que precisa andar 2km, reclamar e ver como algo péssimo. Adiar, adiar, adiar..somos mestres nisso. Só que é uma energia danada perdida em: planejar, adiar, se culpar. Muito mais fácil seria levantar e fazer ou ao menos ver de forma positiva a coisa toda.

Por exemplo, me mudei para um lugar que é mais distante do metro e normalmente, eu encararia isso de forma triste, pô, sou mega preguiçosa..tenho que acordar mais cedo e andar. Só que consegui (e me surpreendo pq ainda é difícil encarar as coisas assim) ver de forma bem maneira. Acordar mais cedo significa acostumar com isso ao longo da semana e no final de semana conseguir aproveitar mais o dia. Andar é um tipo de exercício e eu tava toda desesperada para conseguir encaixar algum exercício no dia tumultuado e, tá ai minha oportunidade. Coloco meu tênis e aumento o ritmo da caminhada. Dois problemas resolvidos de uma só vez (:

Te convido a tentar encarar as coisas de outra forma. Não é fácil mas é sempre bom tentar trocar uma cara emburrada por um sorriso <3

Ps:
Para conhecer um pouco mais sobre a Bel, clique aqui (ela tem muitos projetos e eu indico o Caderninho da Bel para começar. O vídeo com as dicas é esseaqui e é o primeiro de quatro).

A imagem dessa newsletter e da anterior (e provavelmente das próximas, hehe) é da artista Paula Bonet.

Existe um desafio pessoal que é fazer o número de coisas do seu próximo aniversário. Acho ele bem interessante porque o aniversário é realmente o seu ano novo. Mude antes dele para começar um ano, realizada, feliz. Conheci a ideia no canal da Flávia Calina e ela fez coisas que sempre prometia e que, as vezes, nem eram tão difíceis, mas que a gente sempre dá um jeito de adiar.

Divida comigo sua opinião. Me conte se odiou ou gostou do tema (posso tentar seguir nesse tipo de assunto ou mudar totalmente, depende de você :D ). Ou conte seus desejos e sonhos e podemos tentar achar jeitos deles se realizarem logo.

Até mais (:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s