Newsletter #3

 

Oi migs,
Sabe porque eu sumi né? Não que eu não goste desse projeto. Pelo contrário, vários dias me pego com vontade de escrever aqui. Anoto ideias em algum caderno aleatório, bolo o texto todo, mas não consigo me organizar ao ponto de ter um tempinho e escrever. E não é que fiz milhares de coisas, é só que a ansiedade tomou conta, as coisas se tornaram maiores e quando vi eu estava com a odiosa sensação de que as coisas ao meu redor estavam se empilhando descontroladamente. Que eu tinha muita coisa para fazer, mas que não fazia nada, ao mesmo tempo que sentia que fazia muito. Não é muito lógico, eu sei, mas é um tanto quanto sufocante.

Pior de tudo é que eu sei como me ajudar e já comentei aqui antes alguns modos (como a meditação, lembra da Newsletter #1?). Mas, como “faça o que eu digo não faça o que eu faço” vale para esse momento, venho dividir algo que por algumas semanas me ajudou bastante a ter foco.

Existem dois aplicativos bem interessantes para você se assustar com a quantidade de tempo que passa no celular e usando o quê.
Um chama “Stay focused” e você limita a quantidade de tempo que vai usar cada aplicativo. Depois que o tempo estipulado acaba, ele pipoca na sua tela perguntando se você não deveria fazer uma pausa. Pode parecer bobo, mas só nessa hora você se dá conta de quanto tempo está ali, rolando a tela.
O outro chama “Quality time” e é mais assustador. Ele monitora tudo que você fez no celular. O tempo em cada aplicativo, quantas vezes você desbloqueou a tela e etc.

Exemplo de um dia:
07:25 da manhã: passei 15 minutos entre despertador, google e instagram (deve fazer super bem pra mente acordar já com esse bombardeio….)
8:49: fiquei mais 22 min em jogos e redes sociais
Tem um momento que passei 3 horas e 25 minutos seguidos, com pausas ridiculas de 1 seg da tela bloqueada e por ai vai.
Ai, além de você ver o seu tempo diário (o meu gira em 7horas de uso), você vê sua média semanal e se o uso está diminuindo ou aumentando.

Sei que o celular é um escape danado e se o uso está tão alto, piora a sensação de tempo perdido. Posso ter feito coisas úteis no celular. Uso ele para trabalhar, fazer pesquisas, falar com pessoas, ler textos..só que é mais difícil você perceber o momento, se sentir presente. As pausas curtas mostram minha ansiedade..aquela coisa de pegar o celular para ver as horas e 1 segundo depois, fazer de novo porque não prestei atenção.

Eu que sofro de ansiedade preciso me sentir presente o máximo possível. Preciso respirar fundo, passar mentalmente o que está acontecendo, ir com calma, desacelerar. Desacelera comigo?

PS1: Vou testar um outro app essa semana, esse é pra ajudar a instaurar hábitos (: espero que ajude e depois venho contar para você.
PS2: A imagem desse email é da maravilhosa Paula Bonet (e dos outros emails tb <3 )

Deixe um comentário

