Relacionamentos abusivos – como identificá-los?

istock_000002090996medium
Esse texto é direcionado para as mulheres, minhas amigas e irmãs. Um apelo, uma ajuda, um guia, uma força, um abraço.Relacionamento abusivo é extremamente violento e prejudicial. Acaba com a auto estima, com a segurança e com a felicidade. Fere fisicamente, emocionalmente e psicologicamente. Viramos reféns de alguém. Alguém que manipula, machuca e nos prende com a clássica desculpa que é em nome do amor. Não, não é. Amor não é isso.

É um namoro abusivo se: ele é violento, te machuca, empurra, bate, quebra suas coisas, ameaça pessoas próximas ou se auto flagela. Se te força em algum tipo de ato sexual, seja por meio de violência ou por chantagem (algo que acontece muito muito muito) e faz questão de brigar ou ficar chateado demais quando você não quer fazer algo, se não te respeita e faz de tudo para que se sinta culpada. Praticamente um relacionamento que se alimenta da fragilidade do seu estado emocional, então vai te manter o máximo possível insegura e culpada.

Se o seu namorado te controla, ele é abusivo. Ou seja, se ele que decide que roupa você pode ou não usar, com quem você pode ou não sair, o que você pode ou não fazer, como você deve agir e falar, não te dá privacidade, mexe no seu celular, facebook e email. Inventa desculpas e mentiras quando não quer ficar com você e faz chantagem/briga para que você o veja sempre que ele quiser, critica seu corpo, suas ações e opiniões, não gosta dos seus amigos e nem que você saia com eles, te humilha, faz ameaças de se machucar ou se matar quando você demonstra querer terminar o relacionamento, te transfere a culpa de tudo, te pune, é muito ciumento e etc.

Que fique claro: ele não precisa ser agressivo para fazer NENHUMA dessas ações. Pode fazer por meio de chantagem, de criticas constantes (e ai derruba sua auto estima e suas relações) e brigas diárias.
Se o seu namorado faz QUALQUER uma das coisas citadas acima (ou que você percebeu que são parecidas e não estão listadas – porque são muitas as maneiras dele ser abusador) você pode estar em um relacionamento abusivo e nada saudável.
Em um relacionamento bacana as pessoas são livres, não são objetos de ninguém. Não existe posse e nenhum dos dois tem as vontades acima do outro. Sua privacidade, vontades e desejos são direitos seus.
Muitos homens acreditam que as mulheres têm que fazer o que eles querem e que é para isso que elas servem. Que precisam cuidar deles, fazer o que desejam, servi-los e fim. As coisas não são assim. Não somos bonecas, não somos objetos, não somos deles. Não temos que fazer nada que não queremos.

Abrir mão da nossa liberdade e vontade “por amor”, não é amor. Ele está te controlando e usando algo bonito como desculpa. Quem ama não controla. Quando ele diz que tem cíumes porque te ama, também é mentira. Usa isso apenas para te controlar em tudo que faz.

Eu sei que você gosta dele e sei que acredita que não vai ser sempre assim, que vai conseguir muda-lo. Sinto te informar, ele é assim e vai ser assim. Você pode estar correndo risco, meu bem. E não merece todo esse sofrimento. Você merece amor de verdade. Sei que não vai ser fácil, mas seja forte! Pense sobre isso e espalhe para suas amigas, infelizmente isso é algo que acontece com uma frequência extremamente grande.

Lembre-se: NAO É SUA CULPA. Sério.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s